sexta-feira, 19 de junho de 2009

O BATOM!


batom (francês bâton)
s. m.
Pau de substância plástica impregnada de carmim e por vezes perfumada com que as senhoras pintam os lábios.


Mais completo: O batom é um cosmético usado para dar cor aos lábios. (até aqui não há dúvidas pois não??) Tem como objectivo realçar a boca, com brilho, sem brilho, com gloss, sem gloss, claros, escuros, com brilhantes, sem brilhantes, mates, exagerados, discretos....
Em 5000aC já eram aplicados Pigmentos vermelhos nos lábios, potes de óxido de ferro vermelho foram encontrados no interior dos túmulos antigos sumerianos e egípcios. O hábito de pintar os lábios tem raízes no Egipto. O busto da rainha egípcia Nefertite, exposto no Museu de Berlim, é uma das provas de que as mulheres dos faraós pintavam os lábios. Para se enfeitar, elas recorriam às alternativas naturais como a “púrpura de Tyr” uma substância que dava um aspecto mais saudável aos lábios.


Durante toda a historia da humanidade, o batom foi considerado apenas como um instrumento de poder, sedução e manipulação, onde regras frente aos critérios de saúde humana, meio-ambiente e utilização de animais foram adicionadas lentamente.Na Grécia, no século II, havia lei impedia que as mulheres usassem batom antes do casamento. Na Espanha do século VI, só usavam batom mulheres das classes menos nobres. Passaram-se os séculos e pintar os lábios tornou-se hábito de mulheres mal intencionadas. Em 1770, o parlamento inglês decretou proibição o uso de pigmento nos lábios por considerar que tal prática era artifício que as mulheres possuíam para seduzir e manipular os homens. Em 1921, o batom ganhou o formato actual de bala e estojo, e começou a ser comercializado em Paris. Miss Pearl Pugsley, nos Estados Unidos, aos dezassete anos, foi notícia ao ter que retornar para casa, vinda do colégio, por utilizar batom. O batom se tornou-se num objecto de desejo e em 1930 os estojos de batom dominaram o mercado americano e daí espalharam-se por tudo o mundo!
Uso batom praticamente todos os dias, tenho tantos, mas tantos... VIVA o BATOM!!

3 comentários:

Dina disse...

É raro usar batom, porque eu papo-o todo num instante :( shame on me

L de Leão disse...

Pois, eu tb raramente uso, só mesmo um gloss!

Loja dos Desejos.com disse...

Olá, também adoro batons, glosses tudo...tudo :)

Beijinhos